Seja bem-vindo(a)!

No âmbito do Plano de Promoção da Colômbia no Exterior, a Embaixada da Colômbia no Brasil apoiou a iniciativa “Festivais Afro Diaspóricos”, por meio da qual os festivais Feira Preta do Brasil e o Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez da Colômbia, promoveram visitas cruzadas em agosto e dezembro 2022, respectivamente

Nesta página você encontrará informações, imagens e vídeos dos destaques desta iniciativa que aproximou Colômbia e Brasil através da música, empreendedorismo, talento, sabores, saberes e sabores afro de ambos os países.

O Projeto Festivais Afro Diaspóricos

A conexão entre o Brasil e a Colômbia vai além da proximidade geográfica, ligada por uma fronteira, pois ambos os países compartilham um legado de identidade cultural e étnica por abrigarem a maior população afrodescendente da América Latina.

Com o projeto Festivais Afro Diaspóricos esta conexão também pode possibilitar o intercâmbio criativo e econômico, intensificando seu diálogo entre os dois países com a arte, conhecimento e todas as suas expressões. Idealizado em 2022 pelo Festival Feira Preta e o Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez, o projeto tem o objetivo de fortalecer a cultura afro, fomentando a circulação internacional e a visibilidade de artistas, empreendedores e líderes dessas regiões, a partir da mobilização desses festivais.

A participação da Embaixada da Colômbia neste projeto

A Embaixada da Colômbia se une a este projeto com o intuito de reivindicar a centralidade da afro-colombianidade na construção da Nação Colombiana, exaltar a música, as tradições e os conhecimentos que vieram das contribuições da diáspora africana nos respectivos países, possibilitando assim a construção de uma sociedade mais justa, pluralista e diversa.

As Embaixadas da Colômbia no mundo são responsáveis pela implementação da Ação Cultural que aproxima países e sociedades, buscando impactos tangíveis nas pessoas e comunidades. No caso do Brasil, a relevância da PretaHub como referência para o empoderamento da população afro e a iniciativa que eles próprios promoveram para se aproximar e trabalhar em conjunto com o Festival Petronio Álvarez, foram reconhecidas pela  Embaixada que apoiou, com outras mãos amigas, a materialização desses projetos com impactos importantes nas comunidades.

Os Festivais

O Festival de Música Petronio Álvarez e a Feira Preta são eventos que acontecem respectivamente na Colômbia e no Brasil, unindo-se no contexto da valorização e promoção da cultura afro diaspórica na América Latina, através do fortalecimento econômico e criativo de toda a comunidade afro envolvida. A embaixada tem mais projetos para reunir outros parceiros da Colômbia e do Brasil a partir de 2023. O intuito é intensificar e promover cada vez mais esses diálogos culturais entre nossos países e povos.

Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez

O Festival Petronio Álvarez é o principal evento de cultura afro da América Latina. Criado em 1997 em homenagem a Petronio Álvarez, um músico e compositor afro-colombiano que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da música tradicional da região do Pacífico colombiano, o festival reúne anualmente cerca de 60 mil pessoas na vila cultural do complexo esportivo Alberto Galindo. Tanto os locais quanto os visitantes podem desfrutar de seis dias de atividades culturais e gastronômicas, incluindo música, comidas e bebidas tradicionais, exposições de arte, oficinas de dança e música, além de mais de 200 expositores e cerca de 50 cidades representando a costa do Pacífico colombiano.

A participação do Brasil

Em 2022, o Petronio teve uma nação convidada: o Brasil. O festival recebeu empreendedores, lançamento de livros, palestra com o tema “Festivais Afro” com a Diretora do Festival Petronio, Ana Copete, a Fundadora da Feira Preta, Adriana Barbosa, e a Fundadora do Festival Latinidades, Jaqueline Fernandes, além de oficina gastronômica e palestras. Destacando a presença do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Carnaval da Bahia que se tornou uma referência na luta contra o racismo e a discriminação, promovendo a autoestima e a identidade negra através da música, dança e das tradições culturais.

Festival Feira Preta

O Festival Feira Preta é o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Nasceu em 2002, focado na venda de produtos de empreendedores negros. Hoje é um festival multifacetário com conteúdos, produtos e serviços nos mais diversos segmentos, como empreendedorismo, tecnologia, literatura, música, artes digitais, além de painéis com discussões sobre o futuro da existência afro. 

Assim, o Festival Feira Preta pauta tendências, lifestyle e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afro-brasileira, pautando também a grande mídia no mês da Consciência Negra.

O evento é um espaço importante para artistas e empreendedores afro-brasileiros exibirem seus produtos e talentos, além de promoverem a cultura negra para uma audiência mais ampla. A programação acontece em vários pontos da cidade de São Paulo e conta com atrações nacionais e internacionais.
A Feira cresce a cada ano, atraindo milhares de pessoas de todo o país e do exterior. Em 2022, em sua 21ª edição, com o tema “O Futuro Preto se faz hoje”. O Futuro é agora”, foram realizados 15 eventos, com 140 atrações, 260 empreendedores, 40 mil pessoas participantes, gerando 500 postos de trabalho e R$ 6 milhões de circulação monetária.

A participação da Colômbia

Foi na edição de 2022 que a Feira Preta recebeu a Comitiva Colombiana, com empreendedores, oficina de gastronomia ministrada pela chef e cantora, Nidia Góngora, palestra com o tema “O poder dos festivais da diáspora: música e empreendedorismo” e participação da Ana Copete, Adriana Barbosa e Jaqueline Fernandes, além da apresentação dos grupos musicais La Pacifican Power e Renacer del Pacifico.

Além disso, a Comitiva da Colômbia no Brasil realizou uma oficina de marimba, na Escola Tom Jobim de São Paulo, que contou com a participação de cerca de 50x pessoas. 

O marimba de chonta é um instrumento de matriz africana e a rainha dos instrumentos musicais do pacífico sul colombiano. O objetivo da oficina foi compartilhar com um público especializado as características musicais e contexto social e artístico da marimba de chonta, bem como permitir a experimentação dos participantes com este instrumento mágico.

Vídeos

Conheça quem apoia a iniciativa:

2023 Todos os direitos reservados

Termos de uso