Blog

Preta Qualifica

Faz parte dos objetivos da Feira Preta proporcionar aos artistas, artesãos e micro-empresários a capacitação técnica e gerencial voltada para atender as exigências do mercado, de forma a potencializar sua capacidade de geração de renda.

O Instituto Feira Preta oferece um programa prático de qualificação para empreendedores e artistas. Com 10 capacitações, oferecidas em parceria com Embaixada da Espanha, AECID, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, SEBRAE, Aliança Empreendedora e o Instituto Pensarte, o Preta Qualifica potencializa a capacidade de geração de renda e permite que o empreendedor e o artista desenvolvam uma gestão mais sustentável do seu negócio.

Trabalhamos com turmas distintas: artistas e empreendedores. O programa tem seu conteúdo dividido em dois módulos:
1• Gestão Empreendedora – abordando tópicos como legalização de empresa, fluxo de caixa e marketing
2• Elaboração de projetos – capacitações de como elaborar e enquadrar projetos nas leis de fomento, além de elaboração de orçamento e prestação de contas; para artistas negros e produtores culturais que trabalham com temática afro-brasileira.
Após o programa, os participantes podem expor na Feira Preta. Essa exposição e venda de produtos na Feira e em eventos diferenciados dos quais o Instituto participa, além de proporcionar renda aos empreendedores credenciados, desperta neles a consciência para que produzam artesanato e produtos com qualidade e design superiores.

Além da contribuição desses parceiros, firmamos uma parceria com a CEERT e SEPPIR (Secretaria Especial da Igualdade Racial) que estuda um projeto de desenvolvimento econômico para que os expositores tenham condições competitivas de participar da feira e outros eventos.

RESULTADOS ALCANÇADOS

? Em 7 anos, mais de 400 empreendedores já comercializaram seus produtos segmentados, gerando a circulação de cerca de mais de R$ 1 milhão em todas as edições do evento Feira Preta.

? Estimulo à cadeia produtiva dentro da comunidade negra.

Ainda hoje, a oferta de produtos segmentados tem como desafio a busca por pontos de venda junto aos grandes centros de consumo, e, nesse sentido, a Feira Preta é um canal que permite, principalmente, que o resultado financeiro deste processo chegue de modo adequado ao artesão e ao micro-empresário.

Sem comentários

Deixe uma resposta