Olhares e Leituras sobre Carolina Maria de Jesus
Uma grande escritora surgiu entre os lixos e vestígios da pobreza na favela do Canindé – na região norte de São Paulo. Era Maria Carolina de Jesus: mulher, negra, pobre, catadora de lixo, inteligentíssima e revolucionária. Carolina não era uma mulher estudada e graduada em instituições de ensinos, mas era uma moradora de uma cidade grande e atingida por preconceitos sociais e raciais.
Carolina deixou impresso o seu livro “Quarto de Despejo”, que narrava o seu dia a dia e o cotidiano da favela. Discursava sobre um futuro melhor do país e, ainda, conseguiu dar chutes certeiros a respeito desse avanço.
Em memória a essa escritora que pouco ganhou notoriedade, a Afroeducação criou o projeto, patrocinado pelo Programa VAI, “Carolineando”. O projeto consiste em realizar, entre julho e novembro, uma série de atividades, em espaços culturais, que destaquem a obra e a vida de Carolina.
Entre a programação, está a exposição fotográfica realizada pelo fotógrafo Diego Balbino, que registrou imagens de catadoras de lixo. Já os Saraus Literários ficam por conta de Elizandra Souza. Confira a programação:
Agosto
Exposição: 15 a 29/08
Sarau: 26/08, às 19h
Convidados: MCs Enezimo e Stefanie + Bebê do Góes
Local: CDC Tide Setúbal – Rua Mário Dallari, 170
Novembro
Exposição: 1 a 30/11
Sarau: 26/11, às 18h
Convidados: Corações em Punga + Círculo Palmarino
Local: ACM Jabaquara – Rua Nelson Fernandes, 257
Setembro
Exposição: 1 a 30/09
Sarau: 24/09, às 21h
Convidado: Allan da Rosa + Manoel Trindade
Local: Espaço Serralheria – Rua Guaicurus, 857
Outubro
Exposição: 4 a 30/10
Sarau: 28/10, às 19h
Convidadas: Raquel Almeida e Karina SP + Hip Hop Mulher
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660
Por Baoobaa
Sem comentários